quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Novo presidente da Câmara de Vereadores de Itaberaba

Saudado com um foguetório que ribombou parecendo um 1º de janeiro antecipado, o vereador Ricardo Pimentel (sem partido) passará a ser mais um dos “imortalizados” no painel dos presidentes que já ocuparam a cadeira mais importante do legislativo de Itaberaba. Eleito por nove dos dez vereadores, e pasmem, com a ajuda de TODOS legisladores da base do prefeito.
Num dia temos uma câmara em que o prefeito João Filho (DEM) tem em sua base a maioria de vereadores, inclusive o presidente Gerson Almeida (PSDB) - assim como na dobradinha nacional PSDB-DEM - e ver no outro dia sendo eleito com nove dos dez votos o “opositor” Ricardo Pimentel.
Quem poderia imaginar uma coisa dessas acontecendo assim? Foi a maior derrota que um prefeito sofreu na câmara de Itaberaba, que tem um longo histórico governista. E só me faz lembrar do Severino Cavalcanti e daquela sua celebre frase “eu gosto é de governo”. Será que a base virou oposição?
Apenas a fiel jadielista, a vereadora Milza, não conferiu ao vereador Ricardo a importante missão de tocar os trabalhos na presidência da câmara. Ninguém pode negar que a vereadora demonstrou coerência, não participando da votação com aquilo que defende.
Pensei no início que a saída da vereadora Milza da base não causaria mudanças significativas, que sua falta seria resolvida com a coptação de um dos opositores e os 2/3 (dois terços) da câmara seria novamente conseguido, dando uma folga na aprovação de projetos do executivo e principalmente atingindo o percentual necessário para aprovação das contas públicas. Que agora com a Lei do “Ficha Limpa” anda tirando o sono de prefeitos  que não tem suas contas aprovadas.
Sinceramente, não acredito que o vereador Ricardo ganhou tão somente um “presente da mamãe noel”, sem dúvida, como seguidor do Toinho Malvadeza - que ele sempre faz questão de lembrar - ele sabe umas boas jogadas no pôquer político. E o que estamos a presenciar pode ser fruto dessas velhas jogadas.
Afinal, o que explicaria o fato da base do prefeito, formada por seis vereadores, que com maioria simples dos votos poderia eleger quem quisessem de sua base, votasse na “oposição” ao prefeito?
O tabuleiro de xadrez da política em Itaberaba é um misto de peças e cartas, onde essas últimas costumam ficar nas mangas, bem escondidas. Como eu só jogo xadrez, e não sei jogar pôquer, agora é esperar quem vai jogar a próxima carta, os que vão passar e os que vão pagar. Os vencedores já sabemos quem são. Na câmara muito pouco vai mudar, afinal teremos um presidente DEM de coração.

Thiago militante do PT e educador


3 comentários:

  1. Companheiro, o vereador do PT tb votou no cara eleito como novo presidente?

    Gostei do texto de Thiago e retrata muito bem as cenas semelhantes à de outras Câmaras, inclusive a de Barreiras.

    Abraço em luta!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Thiago pela reportagem, + tem muita coisa que você ainda não sabe, em breve saberá!
    Mais insistem dez vereadores iguais inclusive o do PT, vem acontecendo coisas = aos vicios da legislatura anterior.

    ResponderExcluir
  3. Boa matéria! Gostei tanto do blog que já tornei-me seguido do mesmo. Sou Itaberabense também e tenho muito amor por essa terra, morava na Rua Falconery Mascarenhas (nome em homenagem ao meu Bisavó que foi médico charlatão há muitos anos atrás), sou filho de Zelito da Coelba, neto do saudoso Cazuza Medrado. Sai daí a cerca de 10 anos e hj resido em Barra do Rocha, terra que aprendi a amar. Sou redator do Blog Orgulhobarrochense (http://orgulhobarrochense.blogspot.com), espero que visite o portal. Vamos manter contatos, assim fico mais próximo de minha Terra. Parabéns!

    ResponderExcluir