segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

verbas do FUNDEB sofrem rateio em Itaberaba

No fim do ano de 2010, além fatídica eleição para a presidência da Câmara de Vereadores, um outro fato não pode passar despercebido. Foi o rateio da verba do FUNDEB - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, entre os professores do município. Para, tanto prefeitura convocou uma reunião extraordinária com os vereadores para que aprovassem o tal rateio com a verba federal. Mas o que está por trás de tal rateio?

A reunião não foi Para conseguir maioria na Câmara, rateando a administração pública, dividindo cargos e áreas de influência dentro do governo. Mas dessa vez, foi por uma outra questão: como ratear os recursos  federais da educação no município entre os professores. Os principais argumentos da administração era que o município de Boa Vista do Tupim (com o jeito tucano de (des)governar) já adotava essa política, além de evitar que os recursos retornasse para o governo federal.

No fim das contas o rateio foi aprovado, porém, é necessário deixar claro que se o dinheiro "sobrou" no fim do ano, foi por falta de qualidade na discussão e administração dos recursos. É inadimissível que a Secretaria de Educação corte linhas de transportes para crianças da zona rural para diminuir os "custos", como aconteceu no ano de 2010, para sobrar dinheiro no fim do ano.

Para justificar o não gasto dessa verba, tivemos o fechamento de escola nos bairros em amotoamento de crianças de várias localidades distantes em um único espaço, corte de linhas de transporte escolar, a política de contratação que acarreta em uma série de perdas e garantias para os professores e damais servidores contratados, atraso nas obras das escolas, etc.


Esse foi o preço alto que pagamos para "sobrasse" dinheiro. A prefeitura numa tacada de mestre, tenta silenciar a precarização do trabalho docente no município ao ratear a verba que restou, deixando de fora da discussão questões fundamentais como o reajuste e perdas salariais, abertura de concurso público para preenchimento de vagas, formação continuada para os trabalhadores da educação, etc. Esperamos que esse não represente um réves na luta dos educadores, já que esse ato do prefeito nem de longe representa uma política de valorização profissional.


Por:  Marcos Ferreira

Um comentário:

  1. Camara Campeão,

    Parece que vc pegou a "veia" das táticas politiqueiras que vêm sendo adotadas pelo João Bocó.
    As coisas que ele tá aprontando vêm demonstrando que o prefeito de bocó não tem coisa nenhuma...
    Quem acreditou que a briga com o Jadié foi coisa de família se enganou.Cada vez mais o ex-bocó dá demosntrações que é peixe grande e pescoçudo. E o arquiteto do conto do “ é 22 é 22 é 22” teve motivos pra tomar umas boas doses de calmantes.
    Não podemos nos enganar com os capitalistas, todos eles são exímios saguessugas, seja onde estiverem. Das fábricas até às prefeituras.
    O João mostra como se adaptou rápido ao novo cenário em que está. A tática de se colocar como um prefeito que reconhece o valor dos profissionais da educação, por isso o rateio, "a justa bonificação pelo trabalho duro desses guerreiros e guerreiras", só mostra o quando o ex-bocó é mestre.
    O SINDSERVI deve estar vigilante, os educadores devem ficar vigilantes, os conselheiros do Fundeb devem estar vigilantes.
    Não dá pra aceitar essa de utilizar o reteio como forma de gerir os recursos do FUNEB. Que por sinal o governo fereral dobrou nos últimos anos.
    O novo Plano Decenal está ai. Não é o que queremos, mas apresenta grandes avanços para a educação no Brasil. Vamos lutar por ele e fazer com que as espectativas pros proximos 10 anos sejam logo alcançadas.
    Essa e outras deixam claro que o modo DEM de governar não vai contribuir para alcançarmos essas metas. E a educação é uma trincheira que a classe trabalhadora não pode abrir mão.

    Que se formem as barricadas!

    Thiago –militante do PT e educador

    ResponderExcluir