quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Prefeitura de Itaberaba promove demissões em massa

O prefeito João só esperou passar as eleições para intensificar uma política que já é clara no seu governo: as demissões em massa de trabalhadores. Dessa vez, numa canetada só, demitiu quatrocentos trabalhadores prefeitura de Itaberaba e mais uma vez, famílias passarão por privação financeira no fim do ano por conta da atual administração.

O vereador Paraná até tentou minimizar o fato. disse que foi menos de 400 o número de demitidos. O secretário de administração também surgiu como bombeiro e em entrevista a uma rádio local disse que foi apenas um ajuste administrativo já que o município estava descumprindo a lei de responsabilidade fiscal. Mas daí fica a pergunta: Porque a prefeitura só se deu conta disso agora, depois das eleições, já que era fato público e notório?

Enquanto não temos um critério e controle social para a ocupação de cargos e serviços públicos, o concurso público é forma mais "coerente" para o preenchimento dessas vagas, mesmo com suas limitações. No entanto, a política de contratações adotada nas ultimas administrações no município é uma forma de deixar o trabalhador cada vez mais amordaçado e sob o chicote do "patrão". No caso de Itaberaba, o prefeito-empresário João Filho, com sua visão "administrativa" tantas vezes enaltecida pelos vereadores da base aliados e demais defensores, sabe tirar proveito dessa situação.

João Filho, que administra o município como quem administra uma empresa particular, destina recursos astronômicos do orçamento municipal para contratações, contrata para em seguida demitir, contrata novas pessoas e em seguida demite novamente.

Patrão sempre age como patrão independente do lugar que ele ocupa. Portanto sociedade não se manifestar, continuará a utilização dessa prática abusiva e o uso da maquina pública para fazer a política da “conveniência” com fins eleitoreiros.

Por Marcos Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário