quinta-feira, 3 de junho de 2010

O LEÃO E A POLÍTICA DO CURRAL

Está chegando o período eleitoral, e como já era de se esperar, começou a aparecer vários pré-candidatos com a arrogância peculiar, buscando votos na política do toma lá dá cá. Nos últimos dias, tivemos a presença do deputado João Leão no município de Itaberaba. Além de anunciar o “asfaltamento” do centro da cidade, foi claro o clima de campanha eleitoral antecipada, o apoio do atual prefeito e a forma rompante como ele trata nosso município.

O alarde no município foi enorme e o prefeito João Filho se desdobrou fazendo propaganda para o pré-candidato. Após o evento, o prefeito e o Leão foram até a rádio comunitária e lá deram uma entrevista extremante morna. Ocuparam um tempo enorme, impedindo a participação dos ouvintes. Mas o que mais chamou a atenção foi o desempenho de João Leão. Como um verdadeiro leão, se mostrou muito bom na esquiva. Driblou as perguntas dos ouvintes sobre os estudos dos impactos do asfalto no centro da cidade, se eximindo da responsabilidade e demonstrado total falta de planejamento excursão da obra.

A obra é tipicamente eleitoreira e é possível perceber isso da forma como foi feita. Em poucos dias, era possível ver o betume espalhado nas ruas do centro. Essa obra aconteceu justamente no momento em que as ruas da periferia foram arrasadas pelas chuvas, que destruiu vários calçamentos, invadiu casas e tudo isso sem falar nas ruas que nem calçamento tem. Mesmo sem ouvir a população, a obra foi realizada e durante sua fala na rádio, João Leão insistiu num jargão capaz de causar ciúmes à qualquer viúva do carlismo: “é só pedir a João, que João o leão faz”

Não é surpresa essa postura para quem conhece a história de João Leão. Acostumado até a promover blocos de micareta para se eleger (Bloco do Leão), se “homenageado” com seu nome em logradouros públicos, etc., sempre foi um carlista convicto. Com a queda do carlismo, achou abrigo no governo Wagner, mesmo assim não perdeu sua origem e admiração pelos coronelistas e por seu modelo de fazer política. Prova disso, foi a forma como ele agiu aqui em Itaberaba, com se fosse o dono das obras que está acontecendo na cidade.

Realizar obras sem seus devidos estudos dos impactos causados ao meio ambiente é uma jogada que João Leão faz com freqüência. O grande exemplo disso ta sendo à ponte que liga Salvador a Itaparica. Essa obra vai ficar a cargo da mega construtora Odebrech e ta sendo bastante criticada por não realizar os devidos estudo para a implementação dessa obra.

Geralmente grandes partes dos políticos não pensam em promover transformação, até porque representam o que existe de mais conservador e reacionário. Mas sempre é o momento para a população na aceitar a política do “curral” e buscar a emancipação, já que os currais que nos são impostos representam um cerceamento da liberdade de pensar, agir e transformar.

3 comentários:

  1. O imperialismo é uma constante do capitalismo...
    E é claro, o "Leão" está tentando persuadir o povo itaberabense a aceitar de um forma totalmente passiva o seu domínio sobre a população, uma tentativa de compra de voto muito mais que barata, insensata e que trará prejuízos para a própria comunidade.
    O povo deve ficar atento com relação a isso!
    Ótimo texto Marcão!

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, é simplesmente impressionante a "cara de pau" desses caras. Eles fingem que não fizeram nada de errado e nos tratam como verdadeiros débios. Subestimando nossa capacidade de julgar e avaliar corretamente cada decisão.
    Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  3. Moço querido meu! :P

    Pois é, bom mesmo era poder viajar e só voltar ao Brasil lá pro final de outubro. Aff! Cansada de tudo isso...

    Parabéns pelo texto!! ;)

    ResponderExcluir