quinta-feira, 13 de maio de 2010

DIA DO TRABALHADOR E A POLÍTICA DO PÃO E CIRCO

O dia do trabalhador é um marco importante na vida do trabalhador e da trabalhadora de todo mundo e sobre esse tema, foi postado nesse blog um texto escrito por Emir Sader em homenagem a passagem do 1º de maio.

Esse ano, infelizmente, aconteceu poucos eventos promovidos pela militância em homenagem ao trabalhador e precisamos para o próximo ano, articularmos algo para que essa data não passe em branco. Entretanto, o prefeito de Itaberaba tentou sair a frente na comemoração, que não se sabe se por ironia, resolveu promover um famigerado evento, que teve seu encerramento com um sorteio de uma moto.

Uma coisa é fato: João Filho nunca esteve ao lado do trabalhador. Dentre as varias medidas adotadas por ele recentemente estão à perseguição aos comerciantes e camelôs, o Decreto 218 que corta direitos dos trabalhadores como insalubridade e adicional noturno, o reajuste irrisório em torno de 4% para os servidores municipais, etc.

No entanto, na tentativa de esconder todas essas ações, desfilou em carro aberto pela cidade na companhia da primeira dama Maíra (que é também secretária de Ação Social) anunciando o sorteio de uma moto. Veio também acompanhado por um carro de som e um “buzinaço” promovido pelos mototaxistas (trabalhadores importantes na nossa cidade) que esperavam serem contemplados com o sorteio.

No final, não sei quem ganhou, mas quem saiu perdendo mesmo foi à cidade, que perdeu uma boa oportunidade de se mobilizar e discutir sobre as atuais condições dos trabalhadores da nossa cidade e no mundo. Além disso, propor também novos rumos para a classe e buscar cada vez mais mecanismos de luta, reconhecendo os avanços, os revezes, não perdendo de vista que uma sociedade mais justa é possível.

O prefeito com esse sorteio parece que tirou a sorte grande: conseguiu frear em parte a organização da classe, vai tocando sua política eleitoreira, e tudo isso com a carta branca da Câmara de vereadores, já que ele controla mais de 2/3 da Casa Legislativa. Enquanto a gente vai aos hospitais públicos tentando a sorte de sermos atendimentos, vamos a escola tentando achar vagas, torcendo para que nossas casas não sejam invadidas pelas águas da chuva, é o prefeito que tem o “bilhete premiado” e toca da maneira que bem quer, os rumos da política e a vida dos trabalhadores desmobilizados em Itaberaba.

Por Marcos Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário