terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Itaberaba sofre mais um ataque ao patrimônio cultural da cidade.

Essa semana andando pelo centro da cidade me deparei com uma visão que não estava nos meus planos. Notei uma grande diferença no monumento “O Aguadeiro” na Praça Flávio Silvani. O local estava totalmente pintado e com uma espécie de chafariz feita com pequenos barris de madeira, fazendo uma alusão ao nome do monumento.

Se analisarmos a grosso modo, de fato aquele patrimônio cultural já estava precisando de uma restauração há algum tempo, pelo seu valor histórico-cultural e pela homenagem aos aguadeiros que tanto fizeram e lutaram para que Itaberaba fosse à cidade que é hoje. Porém, a forma como foi feita é totalmente questionável.

Para começar, ao que parece quem fez a reforma foi o colégio particular Arvoredo, de propriedade da irmã do prefeito. Até não há nada de anormal, a não ser essa “coincidência” familiar, porém foi gritante a forma como foi mexida naquela estrutura:

1. Mudou totalmente as cores do monumento, antes branco e agora verde. (mais uma das coincidências. A cor verde é a cor do colégio Arvoredo e predomina no uniforme escolar, na fachada do prédio, no uniforme esportivo para competições, etc).

2. Uma placa do colégio Arvoredo foi colocada no local. (isso mesmo. No monumento colocou uma placa do colégio Arvoredo, como se o monumento tivesse sido construído pelo colégio particular. Nas placas aparece o nome do colégio e letras menores, diz que o colégio foi responsável pela reforma. )

3. Expulsão de comerciantes da área. (esse não tem muito a ver com a estrutura, mas com o ambiente em geral. Os ambulantes que trabalhavam para sobreviver, foram expulsos para que o monumento que agora tem as cores e a placa do Arvoredo, tivesse mais visibilidade).

4. Os barris colocados em formato de chafariz ficaram até visualmente bom, mas aquela água jorrando não representa a luta do sertanejo que andava grandes distancias em busca de água, além de ter ofuscado a verdadeira homenagem aos aguadeiros, que é dos homens puxando enormes barris de água para abastecer a população.


Ao que parece, é de praxi o ataque a patrimônios culturais na nossa cidade pela atual adiminstração. Primeiro veio a derrubada do mercado velho, que a reação da população evitou que todo o prédio fosse destruído, em nome do tido “desenvolvimento”. Mais uma vez a população de Itaberaba ver um patrimônio público ser dilapidado ou descaracterizado em nome de interesse particular e familiar. Nada de ser estranhar vindo desse grupo que detém o poder na cidade atualmente, mas a população de Itaberaba deve reagir novamente para que a memória e nossa cultural não sejam destruídas em nome de interesses pessoais. Não podemos permitir que o patrimônio público seja administrado como se fosse um patrimônio particular.


Marcos Ferreira

5 comentários:

  1. Seria um especie de nepotismo cultural agora????

    ResponderExcluir
  2. Eu fico cada dia mais surpresa com os absurdos que acontecem e principalmente a tomada do público pelo privado.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Isso é um absurdo Marcos. As vezes, não podemos fazer muita coisa para resolver esses horrores que acontecem ai em Itaberaba e em outras cidades brasileiras, mas podemos falar, denunciar e gritar dizendo: "eu não concordo". A Conservação do Patrimônio Público deve ser uma prática de todos nós !!!

    Anderson Neves,
    Amigo de Claúdio Roberto

    ResponderExcluir
  4. Perdão em me intervir nessa postagem sua, mas concordo apenas em parte com o que disse, verdade sim que a dona da escola é irmã do atual prefeito, verdade sim que usam em demasia o autoritarismo, porém com relação a reforma nada disso tem haver. Pois o que ocorre é que a escola trabalhou um projeto denominado "Por um mundo melhor", onde as crianças aprederam muito, inclusive sobre instalações artísticas (sabe o que é?), pois é essa foi uma forma de chamar a população para o fato de pensarmos sobre nosso mundo, sobre como o queremos. Procure saber do Projeto e depois comente.

    ResponderExcluir
  5. e ai marcão, blog da hora é isso ai vamos mostrar os acontecimentos e os absurdos que acontecem em nosso municipio de Itaberaba, valeu.
    william (uneb)

    ResponderExcluir