terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Refletindo sobre práticas esportivas na escolas municipais de Itaberaba

De 26 a 31 de outubro do ano de 2009, aconteceu no município de Itaberaba os jogos intercolegiais. Sem dúvidas a prática esportiva é muito importante para a saúde de seus praticantes, também para aumentar o seu vinculo social, ampliar o ciclo de amizades, de inclusão social e valores, vivenciar práticas prazerosas que os levem ao lazer, entre outros não menos importantes.


Um fato interessante, nesse evento, foi à participação de um grande numero de escolas, principalmente da rede pública de ensino, dentre estas, muitas da rede municipal, mas o destaque maior se dá mesmo para as instituições de ensino municipal, pois foram poucas que disputaram as finais, afinal não apresentaram desempenho suficiente para tal feito.

Nesse sentido surge uma questão, ou um problema se assim for preferido, por qual motivo o desempenho desses jovens é tão inferior ao das escolas estaduais e particulares. Essa indagação pode ser facilmente respondida se pesquisarmos um pouco a realidade da grande maioria das escolas municipais.

A partir dessa proposição percebe-se que em sua grande maioria são escolas com pouco espaço físico, que geralmente só cabem as salas de aula, não bastando a falta de estrutura as escolas de ensino fundamental I (1ª a 4ª série, agora com ensino fundamental de nove anos seriam as escolas do 1° ao 5° ano), não contam com um profissional de educação física para auxiliar e desenvolver esportes dentro da instituição. Ou seja, para poderem participar dependem do empenho e dedicação de diretores (a) e professores (a), que para além de suas atividades ainda se preocupem em encontrar um local para que os jovens possam treinar, e ainda, tempo para efetuar os treinamentos.

Já que o esporte pode trazer as contribuições acima descritas, é interessante pensar sobre o que a constituição federal explana em seu 6° artigo: "São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição."

Com base nesses termos é possível entender que o município tem violado com esses direitos e garantias fundamentais. Portanto ta na hora de se pensar uma educação com inclusão de esportes para os jovens que usufruem do serviço público municipal de educação. Ta na hora da consciência coletiva “falar” mais alto que a individual.

Por: José Paulo

4 comentários:

  1. Quando será
    que poderemos contar com isso?
    será que algum dia as classes menos favorecidas terão seus direitos respeitados e garantidos?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Zé, valeu pela contribuição! Parabens pela reflexão importante e por ressaltar a importância do esporte para a população e como prática educativa!

    ResponderExcluir
  4. é marcos o esporte é muito importante, não são poucos os depoimentos de grandes celebridades esportivas, relatando que o esporte mudou as suas vidas, ou que os tiraram do mundo das drogas. Precisamos dar a essa atividade a importancia que ela merece.

    ResponderExcluir