terça-feira, 13 de outubro de 2009

Câmara de vereadores de Itaberaba reforça ataque aos movimentos sociais.

Há séculos a sociedade brasileira luta pelo direito a terra e pela dignidade da vida do trabalhador, especialmente no campo. Entretanto, essa batalha sempre foi muito árdua, enfrentando grandes corporações do agro negocio nacional e internacional, como a Cargill, a Bunge, etc. organizações como a UDR (União Democrática Ruralista) que representa burguesia do campo, além do congresso Nacional. Essa tropa de choque que reprime os movimentos sociais de luta pelo campo ganha mais um aliado: a câmara de vereadores de Itaberaba.

Os números de conflitos gerados pelo direito à terra no Brasil são alarmantes. Segundo o Relatório parcial da CPT – Comissão Pastoral da Terra, de janeiro a junho de 2009 foram 366 conflitos no campo. Chega a 393 o número de famílias que foram expulsas de forma truculenta por jagunços capitaneados por fazendeiros. Enquanto isso a reforma agrária não avança e o MST continua resistindo, promovendo suas marchas e ocupações dos latifúndios. Mas essa atuação tem um custo e essa resistência tem levado setores conservadores da sociedade e do Congresso Nacional a apertar o cerco contra os militantes e trabalhadores.

De uma coisa, grande parte da sociedade brasileira reconhece: o congresso nacional não representa o povo brasileiro. A reforma política nunca saiu do papel e a bancada ruralista mais uma vez ta mostrando a que veio: privilegiar os lucros do agronegócio, sucatear a agricultura familiar e criminalizar os movimentos de luta pela terra, Principalmente o MST.

A senadora Kátia Abreu (DEM-TO) porpôs a criação de CPI para “investigar” o MST. A abertura dessa Comissão também conta com o apoio do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) Ronaldo Caiado (DEM-GO). Logo após essa proposta ser protocolada no Congresso, a sociedade, entidades, movimentos sociais, juristas, artistas e intelectuais saíram em defesa do MST. A pressão da sociedade fez com que 45 deputados recuassem a retirassem seus nomes do requerimento. Nesse episódio, a pressão popular fez os reacionários sofrerem mais uma derrota.

Enquanto isso, na Câmara de vereadores de Itaberaba, o vereador Frei Dito do Partido dos Trabalhadores encaminhou uma moção de repúdio contra a abertura da CPI. Após a defesa feita pelo vereador Dito, Ricardo Pimentel (sim, aquele mesmo que foi líder de Jadiel e atual membro do mesmo partido, ex-DEM, e que distribuía panfletos onde tinha estampado sua foto abraçado com ACM), pediu a palavra pra dizer que era “favorável a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito por não concordar com os métodos adotados pelo MST, e quem não deve não teme”. Sabendo o vereador que essas políticas de ataques nada têm a ver com o fato do MST “dever ou não” e sim uma tentativa de intimidar o movimento e quebrar o prestigio que tem com a sociedade brasileira na defesa de seus direitos fundamentais.

O resultado da votação não poderia ser diferente. Seis vereadores votaram contra a moção e apenas dois votaram a favor. Foram eles: Dito e Alinaldo (que dias depois disse que se arrependeu do seu posicionamento e que se fosse possível mudar o voto seria contra a moção e a favor da abertura da CPI). Ou seja, apenas o vereador proponente que defende essa bandeira de luta e é contrario a criminalização dos movimentos sociais. Os demais se posicionam a favor dos exploradores e contrários a mobilização popular.

Portanto, a população de Itaberaba deve está atenta a atuação dos vereadores e quais os interesses que eles defendem. Ficou provado que o resultado das últimas eleições não muda muito a configuração da Câmara de vereadores e a tão falada renovação de 80%, não representou uma mudança de pensamento diante de questões tão importantes para o nosso povo.


Por Marcos Ferreira

5 comentários:

  1. É isso aí meu camarada, vamos fazer da internet uma ferramenta importante. Levando informação a todos.
    Valeu pela iniciativa. Tenho certeza de que o blog será muito útil, não só para os moradores da região, mas também para todos os que queiram participar e ajudar.

    Nildo

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eita que o rebuliço tá bom por aqui. Vamos lá, Marcos, botar a opinião na rua. Tô por aqui de olho, qualquer coisa pulo pra dentro. rsrs

    Parabéns! Bjo!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Marcos pela iniciativa, acredito também q é necessário esse processo constante de ordem e desordem para q assim seja possivel a inquietação e a partipação dentro das ações coletivas sociais...
    cheirinhos e novamente parabéns pela iniciativa e esse espaço de debate de ideias é sempre muito importante.

    ResponderExcluir
  5. Bom marcão, talvez os representantes do nosso legislativo ainda não tenham consciencia do que é de fato o movimento social, ou até mesmo tenham uma visão individualista que acreditam que o mundo é igual em oportunidades pra todos. Quando sabemos que isso é uma utopia, que por enquanto ta muito longe de ser alcancanda... Sabemos que algumas pessoas que estão dentro dos movimentos sociais que não defendem os objetivos da comunidade de uma forma geral, mas pessoas como essas são a minoria absoluta.

    ResponderExcluir