quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A política do “Pegar ou largar”!

Ouvindo o programa A Voz da Comunidade (rádio comunitária Rosário FM dia 29/10/09) a ligação de Claudine (presidente do Sindservi) me chamou atenção!

A ligação de Claudine foi para falar sobre o aumento do salário dos servidores municipais, em torno de 7%. Sem dúvida isso foi uma conquista para os servidores, porém essa conquista foi ceifada com a manutenção do veto parcial do projeto. O prefeito vetou o trecho que estabelece obrigatoriedade da prefeitura em pagar também o retroativo.

(Claudine falou que o sindicato concordou com a manutenção do veto, já que o poder executivo explicitou claramente que entrará na justiça, caso o veto fosse derrubado na Câmara de Vereadores e prejudicaria o reajuste salarial.

Isso de fato consiste em um ganho para os servidores, porém algumas questões precisam melhor ser discutidas. Apresentando uma argumentação pífia que era a hora de “pegar ou largar” e que “seria o melhor para o momento”. Nessa episódio, ela se colocou numa situação total de subordinação ao prefeito João Filho, e se contentou com a opressão, com a imposição do prefeito, diante de um sindicato que deveria organizar a luta da classe trabalhadora e propor melhoras para a categoria.

O mais absurdo é aceitar passivamente essa situação e não se manifestar contrariamente a imposição do prefeito e não ter chamado a categoria para a negociação. Acredito que nessa situação, é mais que necessário reorganizar a luta, pautar as reivindicações e discutir qual a melhor saída para resolver essa situação e não aceitar ditames do poder executivo. Porém, acho difícil a condução dessa luta, quando as pessoas que se colocam como vanguarda, ofendem sua classe chamando servidores de “rabo preso”, afastando ao invés de unir por uma causa em comum.


Marcos Ferreira

3 comentários:

  1. Direitos limitados para cidadãos limitados socialmente. É uma pena, mas a minoria pende facilmente às exigências do Sistema, meu amigo. Ou ela não tem força e cai no esquecimento por descrédito ou ela se "adequa" ao meio. Porém, isto apenas explica o que acontece, nada justifica. Êstou conigo, Marcos, a luta social tem que ser mais coerente e menos parcial.

    Bjo!

    ResponderExcluir
  2. Quase falei outra língua agora... rs

    Leia-se "Estou contigo" aff!

    Bjo!

    ResponderExcluir
  3. Marcos, infelizmente a politica de uma forma geral está funcionando dessa forma, enquanto a massa não se conscientizar que merece muito mais, e que além desse merecer tem direito a muito mais. Ta na hora de despertar desse sono profundo....

    ResponderExcluir