quinta-feira, 22 de julho de 2010

São João em Itaberaba em clima de campanha antecipada.


Os festejos juninos na cidade esse ano foi marcado pelo clima eleitoral, visando angariar votos para os candidatos a deputado apoiados pelo atual prefeito. Eu estava preparando um texto que tratava exclusivamente sobre a festa de São João e como o tradicional espaço do pé-de-serra foi restringido a um espaço perto do bueiro onde passa ás águas no fundo da praça do coqueiro, mas já ta meio fora de época. Portanto, vamos à temática eleitoral e abordar como a festa foi utilizada como um verdadeiro showmicio.

A lei eleitoral é bastante clara. Ela estabelece que “É proibida a realização de showmício e de evento assemelhado para promoção de candidatos, bem como a apresentação, remunerada ou não, de artistas com a finalidade de animar comício e reunião eleitoral.” Mas como para muitos candidatos existe além da disputa eleitoral, a disputa para ver quem melhor consegue burlar a legislação eleitoral, os candidatos do prefeito de Itaberaba saíram na frente.

Todos os dias do evento, a bandas faziam propaganda do prefeito a todo o momento, agradecimentos, elogiavam a festa, etc.(será que isso fazia parte do contrato?) e para completa o quadro de abusos, todos os dias o prefeito subia no palco-palanque para fazer discurso e o locutor da festa, nos intervalos do show ficava fazendo propaganda explicita para o prefeito e seus candidatos. Claro que o candidato a deputado federal que o prefeito apóia compareceu e demarcou território.

A atenção agora por parte da população deve ser redobrada para evitar que mais abusos sejam cometidos, pois o tom da campanha já foi dado. Se eles não conseguem respeitar nem as leis, tampouco representará uma população que clama por justiça e ética em todos os espaços e principalmente de política.

Um comentário:

  1. "A tal da politicagem? É o acento circunflexo da palavrinha cocô." Jessier

    Meu amigo, não se pode esperar que esses sujeitos serão politizados ao ponto de saberem os limites da legalidade de uma lei.

    Infelizmente, antes de começar a ter esperança em relação à 'prestança' da política nacional, é preciso dar uma boa descarga.

    Mas, meta bronca... bom texto, viu!
    Beijo!

    ResponderExcluir