quarta-feira, 3 de março de 2010

O Bonde das Cores

Não sei a origem nem quem foi o primeiro, mas a cada nova administração no município, Itaberaba recebe um novo banho de tinta. Essa prática tem sido “bem comum” e mostrar o caráter de posse que os administradores exercem sobre os espaços públicos. Para exemplificar melhor isso, vamos partir para as ultimas “gestões” em Itaberaba.
Começando pela administração desastrosa de Washington Neves. Durante esse período, nada cidade funcionou. Era um caos generalizado em todas as áreas: na saúde, na educação, no meio ambiente, etc. Entretanto, deu um banho de tinta na cidade, pintando toda ela de azul e amarelo, demonstrando o modo tucano de desgovernar. Nada escapou dessa agressão. Escolas, Postos de Saúde, instituições públicas, inclusive os programas e projetos mantidos em parceria com os governos estadual e federal.
A administração atual intensificou ainda mais essa política. O atual prefeito e seu irmão aperfeiçoaram essa técnica. Nada de se estranhar, já que eles sempre defenderam o “carlismo” (hoje apóia Jaques Wagner) e entendem muito bem em como deixar a cidade “maquiada”. Agora está tudo pintado de verde e laranja. Até o ginásio de esporte que foi “reformado” todo ele por empresários da cidade, tem as cores da atual gestão. Mas bastou uma chuva para que a maquiagem fosse desfeita e diversos baldes fossem colocados para “aparar” a água da chuva. O elefante branco teve sua imagem machada perante diversos estudantes que estiveram ali presentes.
Dar um banho de tinta para mascarar a realidade dura da cidade já se tornou praxi e assim a cidade vai tomando seu rumo, empurrando a sujeira pra debaixo do tapete e aumentando o tamanho do bueiro, do buraco ou da depressão da escoar a lama deixada pelos desmandos. Diante disso, já passou da hora de pintarmos nossos rosto e protestar nas ruas ou pintar o corpo inteiro e ir à luta, fazendo referência e jus a luta e a resistência dos guerreiros indígenas e negros.

2 comentários:

  1. Que prática terrível essa de pintar a cidade com as cores da gestão. Aqui em Barriras é do mesmo jeito. Agora estamos rosa e azul, deprimente!

    Além de ser uma maquiagem das gestões, é um ótimo ralo para escoar o dinheiro público para galões de tinta e sabe-se lá quantos bolsos...

    Força na luta, companheiro!

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez, eis as práticas da rídicula gestão Itaberabense. Lamentável.

    ResponderExcluir