quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Tradição resgata samba-enredo histórico para o carnaval 2010.


A Escola de samba Tradição vai reviver em 2010 o samba-enredo “Rei Sinhô, Rei Zumbi, Rei Nagô / Eu Também Tô Aí, Tô Aí Sim Sinhô” (João Nogueira e Paulo Cesar Pinheiro). Esse samba-enredo fez da escola campeã do grupo de acesso em seu segundo ano de desfile (1986) e garantiu lugar entre as escolas especiais do Rio de Janeiro. As novas gerações agora vão pode ver na avenida um samba-enredo histórico e mais contemporâneo do que nunca.

As polêmicas ligadas ao carnaval não são poucas. Além de estimular o “turismo sexual”, da associação ao tráfico de drogas e da lavagem de dinheiro, e para completar esse quadro, um polêmico bicheiro se tornou presidente da Ligas das Escolas de Samba do Rio.

A mídia também é uma das grandes responsáveis pelo desvirtuamento do Carnaval e pelo fortalecimento do crime organizado - que comanda muitas escolas - e pela transformação do Carnaval num grande produto “comercializável”. A principal delas é a Globo que, com seus interesses econômicos, nos faz ver na avenida ex-BBBs, artistas globais, “cantores” etc., que não tem a menor identidade com o samba, muito menos com as escolas e suas respectivas comunidades.

A força daqueles que detém o poder econômico influencia diversos setores da sociedade e deixa a cultura refém do dinheiro e dos lucros. Com isso, o Carnaval, que é uma das maiores manifestações populares do Brasil e quiçá do mundo, não escapou dessa grande investida. Hoje, mais vale para uma escola ganhar o título e atrair “investimentos” que realmente colocar a alegria do povo na avenida, a criatividade, a fantasia, manifestações e protestos, associada às lutas sociais. Nesse aspecto, discordo de um dos maiores carnavalescos de todos os tempos: Joãozinho XXX. Numa entrevista ele diz que “quem gosta de miséria é intelectual”. Na verdade é burguesia que sempre explorou a pobreza para promover seus grandes lucros e sempre se apropriou dos frutos do trabalho alheio.

Longe dessa conjuntura atual onde prevalece a mesmice, a escola de Samba Tradição tem tudo pra fazer um desfile que ficará marcado na história com o resgate do Samba Enredo “Rei Sinhô, Rei Zumbi, Rei Nagô Eu Também Tô Aí, Tô Aí Sim Sinhô”. O samba traz a problemática vivida pelo negro desde a África, a exploração no Brasil na época da escravidão e a situação atual enfrentada pela comunidade negra. Ressalta sua participação e contribuição social para a sociedade brasileira, seja no esporte, na música ou na arte.

Essa composição também mostra a genialidade do saudoso sambista João Nogueira, que foi um dos fundadores da Tradição após romper com a Portela. Ele regravou esse samba-enredo no Disco “De Amor é Bom”, mantendo fidelidade ao ritmo e à letra que fez a escola ser campeã do grupo de acesso, em 1986.

A atitude da Tradição faz com que as escolas de samba repensem suas práticas. A exemplo da Beija-Flor, que comercializou um samba-enredo que “homenageou” a cidade de Poços de Caldas – MG e que recebeu quase 2 milhões de reais por isso, a Tradição também já fez carnavais onde homenageou Silvio Santos (Hoje é domingo, é alegria / Vamos sorrir e cantar, 2001) e a soja (De Sol a Sol, de Sol a Soja - Um Negócio da China!), em 2004, que resultou na péssima 14ª colocação.

Esperamos que o Carnaval de 2010 seja a redenção da escola e resgate sempre temas relevantes para a comunidade, pois, com a Tradição, o cotidiano e a marca histórica do povo foram resgatados e serão novamente colocados na avenida. Essa será uma grande conquista para o povo negro e para a população pobre, pois como diz a letra do samba, “A raça no Brasil tem uma nova cor”.

Segue abaixo o link do samba-enredo:

7 comentários:

  1. Gostaria de agrecer a Aline pelo grande apoio e dedicação que deu nesse texto e no blog de um modo em geral. Valeu Nega!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, os valores da grande maioria da população e da minoria que a representa nas escalas mais altas (leia-se política barata, mídia capitalista, religiosidade comercial etc) estão se deteriorando e para que tudo não se perca, naturalmente deve aparecer algo/alguém pra dar uma "sacudida" geral. É aí que a Tradição faz sua parte com a questão das comunidades, do negro e do samba (quase uma coisa só, inclusive) e possivelmente é o que o filme de Lula fará com a sociedade brasileira em geral em umas semanas: chacoalhar as estruturas, desanuviar as vistas.
    E para enfatizar esses acontecimentos estão os cabras pensantes que usam sua maneira de enxergar para fazer a informação chegar de maneira bem particular, como tu fizeste agora, nêgo...
    Marcos, meu fio, tu já sabes da admiração que te tenho e só posso reiterar o que tenho dito sobre o sua escrita: nas medidas, meu velho! Parabéns!! Bjão!!!

    ResponderExcluir
  3. Marcos, o texto está ótimo e com a seu perfil: complexo e inteligente, com uma temática atual.

    Grande abraço

    PS: lembrei das conversas em período de carnaval...hehe

    ResponderExcluir
  4. Pessoal,

    Queria apenas lembrar que não vai ser possivel assitir pela TV aberta o desfile da Tradição, já que ela vai desfilar pelo RJ-1 que é o grupo de acesso do carnval do Rio. (mais uma vez a questão econômica entra em cena e as escolas que não desfilam pelo Grupo Especial são hostilizadas pela grande mídia).

    ResponderExcluir
  5. A escola "Tradição" deve isso ao próprio joão nogueira. Não pode faltar com sua identidade, senão o joão vem aí puxar o pé deles.

    ResponderExcluir
  6. Salve Salve! Jooão Nogueira é um dos grandes nomes do samba!

    ResponderExcluir
  7. a escola tradição estava belissima deveria ganhar o carval ,estav parecendo nivel de grupo especial, o ultimo carro 4
    VEIO COM UM DESTAQUE DE PRIMEIRA TODO EM STRASS DA CABEÇA AS PES E ELE ERA UM HOMEM LINDISSIMO IMAGINE ELE NU , SERIA UM SUCESSO , MAS ASSIM MESMO SOU DESFILAR MUITO BEM ....PARABENS A TODOS ... INCLUSIVE AO CARNAVALESCO SANDRO.

    ResponderExcluir