quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Novo presidente da Câmara de Vereadores de Itaberaba

Saudado com um foguetório que ribombou parecendo um 1º de janeiro antecipado, o vereador Ricardo Pimentel (sem partido) passará a ser mais um dos “imortalizados” no painel dos presidentes que já ocuparam a cadeira mais importante do legislativo de Itaberaba. Eleito por nove dos dez vereadores, e pasmem, com a ajuda de TODOS legisladores da base do prefeito.
Num dia temos uma câmara em que o prefeito João Filho (DEM) tem em sua base a maioria de vereadores, inclusive o presidente Gerson Almeida (PSDB) - assim como na dobradinha nacional PSDB-DEM - e ver no outro dia sendo eleito com nove dos dez votos o “opositor” Ricardo Pimentel.
Quem poderia imaginar uma coisa dessas acontecendo assim? Foi a maior derrota que um prefeito sofreu na câmara de Itaberaba, que tem um longo histórico governista. E só me faz lembrar do Severino Cavalcanti e daquela sua celebre frase “eu gosto é de governo”. Será que a base virou oposição?
Apenas a fiel jadielista, a vereadora Milza, não conferiu ao vereador Ricardo a importante missão de tocar os trabalhos na presidência da câmara. Ninguém pode negar que a vereadora demonstrou coerência, não participando da votação com aquilo que defende.
Pensei no início que a saída da vereadora Milza da base não causaria mudanças significativas, que sua falta seria resolvida com a coptação de um dos opositores e os 2/3 (dois terços) da câmara seria novamente conseguido, dando uma folga na aprovação de projetos do executivo e principalmente atingindo o percentual necessário para aprovação das contas públicas. Que agora com a Lei do “Ficha Limpa” anda tirando o sono de prefeitos  que não tem suas contas aprovadas.
Sinceramente, não acredito que o vereador Ricardo ganhou tão somente um “presente da mamãe noel”, sem dúvida, como seguidor do Toinho Malvadeza - que ele sempre faz questão de lembrar - ele sabe umas boas jogadas no pôquer político. E o que estamos a presenciar pode ser fruto dessas velhas jogadas.
Afinal, o que explicaria o fato da base do prefeito, formada por seis vereadores, que com maioria simples dos votos poderia eleger quem quisessem de sua base, votasse na “oposição” ao prefeito?
O tabuleiro de xadrez da política em Itaberaba é um misto de peças e cartas, onde essas últimas costumam ficar nas mangas, bem escondidas. Como eu só jogo xadrez, e não sei jogar pôquer, agora é esperar quem vai jogar a próxima carta, os que vão passar e os que vão pagar. Os vencedores já sabemos quem são. Na câmara muito pouco vai mudar, afinal teremos um presidente DEM de coração.

Thiago militante do PT e educador