quinta-feira, 22 de julho de 2010

São João em Itaberaba em clima de campanha antecipada.


Os festejos juninos na cidade esse ano foi marcado pelo clima eleitoral, visando angariar votos para os candidatos a deputado apoiados pelo atual prefeito. Eu estava preparando um texto que tratava exclusivamente sobre a festa de São João e como o tradicional espaço do pé-de-serra foi restringido a um espaço perto do bueiro onde passa ás águas no fundo da praça do coqueiro, mas já ta meio fora de época. Portanto, vamos à temática eleitoral e abordar como a festa foi utilizada como um verdadeiro showmicio.

A lei eleitoral é bastante clara. Ela estabelece que “É proibida a realização de showmício e de evento assemelhado para promoção de candidatos, bem como a apresentação, remunerada ou não, de artistas com a finalidade de animar comício e reunião eleitoral.” Mas como para muitos candidatos existe além da disputa eleitoral, a disputa para ver quem melhor consegue burlar a legislação eleitoral, os candidatos do prefeito de Itaberaba saíram na frente.

Todos os dias do evento, a bandas faziam propaganda do prefeito a todo o momento, agradecimentos, elogiavam a festa, etc.(será que isso fazia parte do contrato?) e para completa o quadro de abusos, todos os dias o prefeito subia no palco-palanque para fazer discurso e o locutor da festa, nos intervalos do show ficava fazendo propaganda explicita para o prefeito e seus candidatos. Claro que o candidato a deputado federal que o prefeito apóia compareceu e demarcou território.

A atenção agora por parte da população deve ser redobrada para evitar que mais abusos sejam cometidos, pois o tom da campanha já foi dado. Se eles não conseguem respeitar nem as leis, tampouco representará uma população que clama por justiça e ética em todos os espaços e principalmente de política.