terça-feira, 30 de março de 2010

As Chuvas e os Desastres em Itaberaba

Por toda a cidade se observa os estragos feitos pela chuva. As calçadas das ruas, canteiros e infelizmente as moradias de dezenas de famílias e até mesmo hospitais e escolas.

Talvez queiram colocar a culpa em São Pedro, que não acertou a mão e mandou muita água de vez. Mas sempre é assim. Nosso regime de chuvas é irregular. Chove-se no sertão, mas nunca é distribuída regularmente. Ou falta chuva, ou vem muita de uma vez.

São questões natureza mas, mesmo assim, agente sempre se surpreende..

No entanto, existe um limite entre o que é natural e o que não é. Tem gente que acredita que os quase 300 mil mortos na 1º Republica negra da América depois do terremoto é natural, apenas devido ao terremoto. O terremoto que logo depois abalou o Chile, teve magnitudes maiores mas o número de mortos (cerca de 300) não se compara o número de vítimas do Haiti. E também não se compara com os que diariamente abalam o “circulo de fogo” e fazem o Japão tremer.

Mas o que isso tem haver com as calamidades causadas pelas chuvas em Itaberaba ?

Aqui, como no Haiti, não tem nada de natural nos desastres causados e ainda não solucionados.
Se trata de uma inoperância do executivo municipal e da conivência passiva da maioria dos vereadores que só sabem fazer pedido providência no plenário da Câmara e ainda se dizem representantes do prefeito. Então por que não solucionam logo de uma vez ou invés de ficar repedindo essa ladainha em todas as sessões ?
O caso da destruição da pavimentação comprova a má qualidade dos “projetos’ de urbanização e calçamento da cidade, que estão desmanchando com as chuvas A secretaria de obras parece estar de recesso, pois nada faz frente a isso. Mas para reformar a fonte luminosa, (“lugar sagrado e fonte de vida” segundo os jadielistas) a secretária se faz presente. Não esqueçamos que é a segunda reforma da fonte.

 
O caso da escola João Almeida e do HGI, recém “reformados” pela atual gestão, que vem sendo alardeada pelos quatro cantos da cidade como as grandes realizações da gestão do Jadiel, comprovam o que quero demonstrar aqui. Como é possível que depois das reformas, de tanta propaganda nos altdoors da cidade, a escola e o hospital serem alagados com as chuvas?
Crianças sem aulas e doentes que já penam com a precária saúde em Itaberaba a beira de um desastre ? Que reforma foi essa ?

Não há nada de natural nisso. Não adianta botar a culpa em São Pedro “fiéis do líder”. Se trata de indícios graves da má qualidade das “reformas” feitas e que podem futuramente provar crimes de improbidade administrativa.

 
Outra questão de estarrecer é o que está acontecendo na comunidade da escurinha. Nas proximidades das casas havia uma lagoa. Natural, que as águas das chuvas por gravidade se desloquem para lagoas, córregos, rios, etc.

 
Mas onde havia a lagoa há pouco mais de um ano, hoje é um dos prédios da família do prefeito. Sem querer entrar no debate se a construção foi irregular ou não. É de se questionar que o terreno da lagoa, só foi cercado quando se soube do resultado da eleição em que o João Filho (DEM) foi vitorioso. E logo depois disso se iniciou a construção do grande muro cercando o local.
As casas nas proximidades, devido a essa construção que bloqueou a passagem da água estão sendo alagadas pelas chuvas. Famílias necessitadas estão perdendo colchões e outros bens devido a invasão das águas que antes iam para a lagoa.

Nessa ultima chuva, tiveram que quebrar o muro do prédio da família do prefeito para fazer a água escoar e não ter novamente suas casas inundadas.

Enquanto isso moradores que sofreram com as chuvas vem denunciando na rádio comunitária a ausência da Secretaria de Assistência Social , que esta deixando as famílias a mingua.

Se o jeito é rezar para para as chuvas, me perdoem, mas prefiro lutar contra os corruptos de Itaberaba.



Thiago, vice-presidente do PT-Itaberaba.



quarta-feira, 3 de março de 2010

O Bonde das Cores

Não sei a origem nem quem foi o primeiro, mas a cada nova administração no município, Itaberaba recebe um novo banho de tinta. Essa prática tem sido “bem comum” e mostrar o caráter de posse que os administradores exercem sobre os espaços públicos. Para exemplificar melhor isso, vamos partir para as ultimas “gestões” em Itaberaba.
Começando pela administração desastrosa de Washington Neves. Durante esse período, nada cidade funcionou. Era um caos generalizado em todas as áreas: na saúde, na educação, no meio ambiente, etc. Entretanto, deu um banho de tinta na cidade, pintando toda ela de azul e amarelo, demonstrando o modo tucano de desgovernar. Nada escapou dessa agressão. Escolas, Postos de Saúde, instituições públicas, inclusive os programas e projetos mantidos em parceria com os governos estadual e federal.
A administração atual intensificou ainda mais essa política. O atual prefeito e seu irmão aperfeiçoaram essa técnica. Nada de se estranhar, já que eles sempre defenderam o “carlismo” (hoje apóia Jaques Wagner) e entendem muito bem em como deixar a cidade “maquiada”. Agora está tudo pintado de verde e laranja. Até o ginásio de esporte que foi “reformado” todo ele por empresários da cidade, tem as cores da atual gestão. Mas bastou uma chuva para que a maquiagem fosse desfeita e diversos baldes fossem colocados para “aparar” a água da chuva. O elefante branco teve sua imagem machada perante diversos estudantes que estiveram ali presentes.
Dar um banho de tinta para mascarar a realidade dura da cidade já se tornou praxi e assim a cidade vai tomando seu rumo, empurrando a sujeira pra debaixo do tapete e aumentando o tamanho do bueiro, do buraco ou da depressão da escoar a lama deixada pelos desmandos. Diante disso, já passou da hora de pintarmos nossos rosto e protestar nas ruas ou pintar o corpo inteiro e ir à luta, fazendo referência e jus a luta e a resistência dos guerreiros indígenas e negros.